O alcoolismo na adolescência

Estudante: Ester Teixeira da Silva
Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Hylda Vasconcellos
Destaque Redação

O alcoolismo na adolescência

A adolescência é uma fase bem conturbada da vida, em que o indivíduo está se preparando para iniciar a fase adulta. Todas as escolhas feitas nessa época terão consequências boas ou ruins na fase adulta. O adolescente é impetuoso, precipita-se, toma decisões e depois se arrepende. O grupo de amigos, muitas vezes, influencia nessas decisões.

O consumo de álcool tem crescido bastante nos grupos de adolescentes. Muitas vezes, a primeira dose de álcool é ingerida por impulso para que sejam aceitos em “grupos populares” na escola, ou para que não os julguem, para que não percam “amizades”, ou para exibição – especialmente os meninos.

A bebida alcoólica se tornou algo comum entre adolescentes. Os que fazem uso dessa droga se gabam, achando muito bonito o que fazem. Mal sabem que, futuramente, irão se arrepender, pois a bebida favorece a dependência química de outras drogas, causa a perda irreversível de neurônios e muitos outros danos ao organismo.
A venda desse tipo de droga é proibida para menores de dezoito anos, mas isso não impede que muitos menores façam uso e até mesmo comprem esse tipo de produto. Além disso, quando não conseguem comprar, não raro, conseguem um “amigo” maior de idade que tranquilamente faz isso por eles.

O problema tem se agravado, pois, hoje em dia, não há limites. Os pais, por trabalharem muito, não conseguem controlar a vida dos filhos, e estes, por sua vez, são atingidos diariamente pela má influência da mídia, de grupos de amigos, etc.

Acho que deveriam existir mais oportunidades para os adolescentes, campanhas de conscientização e oficinas para que nós possamos ocupar o tempo com coisas boas e produtivas. Se houvesse mais dessas iniciativas, os jovens e adolescentes ampliariam as janelas do conhecimento e, talvez, o número de consumidores diminuísse consideravelmente.

Se o governo, os pais, os professores e os alunos se unirem e buscarem novas alternativas para que os adolescentes ocupem melhor o seu tempo, buscando aquilo que realmente é bonito e interessante, poderemos vencer o alcoolismo. Todos juntos, cada um fazendo sua parte, iremos vencer o álcool.

6 Respostas para “O alcoolismo na adolescência

  1. Amei A Redação, Me Ajudou Muito, Estava Pensando Em Fazer Uma Redação, Só Não Sabia Por Onde Começar, Essa Redação Me Ajudou E Muito, Só Ela Não, Os Artigos Que Eu Li Também .

    • amei sua redação ,me ajudou bastante.se você me permite vou apontar um pequeno erro :como a redação é dissertativa não se pode colocar o que você acha .fora isso está nota 111000000000000000000000000000000000000000000!!!!!! parabéns!

  2. Que lindo Ester, parabéeens pela redação!
    No ensino fundamental já escreve bem, vai arrasar no enem no terceiro ano. Sucesso!

  3. Amei a Redaçao Me ajudou muito .. muito obrigado 😉 Nao sabia nem por onde começar , mais depois disso agora sim consigo criar uma 😉 muito Obrigado bju 😉

Deixe um comentário